Na comparação entre os meses de janeiro e novembro de 2023 com o mesmo período deste ano, a cidade de Xique-Xique, no norte baiano, registra expressiva redução de 60% na estatíticas de crimes violentos letais intencionais (CVLI). Também como resultado das ações da Polícia Militar na cidade, neste ano foram apreendidas 13 armas de fogo e 13 armas brancas, além da prisão de 45 pessoas em flagrante delito. Destaca-se ainda que o município está inserido na "Operação Xique-Xique em Paz", que prevê o emprego de efetivo extra e duas viaturas em ação de quinta a domingo, reforçando a presença policial e a proteção à comunidade.
O município de Xique-Xique é sede da 5ª Companhia Destacada, que dispõe de aproximadamente 60 policiais militares responsáveis também pela segurança de outras quatro cidades da região. O policiamento em Xique-Xique e nas demais cidades da reigão é realizado de forma plena, com operações diárias para garantir a segurança da população. A cidade também conta com o apoio da CIPE Semiárido, força especializada que tem sua sede no município, fortalecendo ainda mais as ações de combate à criminalidade. Adicionalmente, o reforço do efetivo regional está previsto para dezembro, com a incorporação de 29 novos policiais que estão em formação em Irecê.
Além disso, o 7º Batalhão de Polícia Militar tem intensificado as operações em toda a sua área de atuação, incluindo Xique-Xique, que recentemente alcançou a marca de 60 dias sem registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). O Tenente-Coronel Flailton Rosa, comandante do 7º BPM, tem acompanhado pessoalmente as operações em Xique-Xique e reafirma o compromisso com a segurança da região. O município caminha para registrar o terceiro prêmio consecutivo de Desempenho Policial devido às ações bem-sucedidas de redução da violência.