Quarta, 19 de Junho de 2024
(74) 9 9910-1010
Brasil Senado Federal

Paulo Paim divulga campanha nacional de vacinação nas escolas

O senador Paulo Paim (PT-RS) chamou a atenção, em pronunciamento nesta quarta-feira (10), para o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação na...

10/04/2024 23h49 Atualizada há 2 meses
Por: Irecê Repórter Fonte: Agência Senado
 - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
- Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) chamou a atenção, em pronunciamento nesta quarta-feira (10), para o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar, coordenado pelo Ministério da Saúde. O parlamentar ressaltou que crianças e jovens de até 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação, até 19 de abril, diretamente na própria escola. As vacinas disponíveis incluem poliomielite, febre amarela e meningite, entre outras.

— A imunização das crianças é de extrema importância. As vacinas exercem papel fundamental na promoção da saúde das pessoas. Algumas razões da sua importância: prevenção de doenças; elas ajudam a prevenir ou reduzir a gravidade de doenças específicas. Elas são essenciais na erradicação ou no controle de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e a própria covid-19. [...] A imunização em larga escala cria uma barreira de proteção coletiva. Quando você se vacina, você protege a si e também colabora com a proteção coletiva. Quando uma percentagem alta é vacinada, a propagação da doença é reduzida.

Outra vantagem citada por Paim é a redução de mortalidade e morbidade, além da economia de recursos de saúde. O senador argumentou que, ao prevenir doenças, as vacinas contribuem para a redução da carga sobre o sistema de saúde, economizando recursos que seriam necessários para tratar pacientes com doenças evitáveis.

O parlamentar também ressaltou que a gratuidade de vacinas pelo serviço público é fundamental, pois assegura que todas as camadas da sociedade tenham acesso igualitário, garantindo que a proteção seja um direito básico de todos os cidadãos.

— Os governos têm a responsabilidade de investir em programas de vacinação por várias razões. Entre elas, a proteção da saúde pública, a redução de custos de tratamento e a responsabilidade social de salvar vidas. A promoção da saúde através da vacinação está ligada aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU [Organização das Nações Unidas]. Os governos têm a responsabilidade de garantir o bem-estar da população. O investimento em vacinas é uma maneira de cumprir essa responsabilidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.