O Carnalapão 2025, uma das principais prévias carnavalescas do interior da Bahia, contará com a presença da Unidade Móvel da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM). O serviço oferecerá orientação e encaminhamento para mulheres vítimas de violência, além de ações de conscientização sobre importunação sexual e outros tipos de agressões. O atendimento será realizado de quinta-feira (20) a domingo (23), das 17h às 22h, na Praça Central, em frente ao Centro de Fisioterapia.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre a importância da oferta desses serviços durante a festa. “A prevenção às violências é um trabalho constante e incansável do Governo do Estado. A Secretaria das Mulheres contribui na conscientização das pessoas sobre a violência contra as mulheres e chamamos a atenção para os canais de denúncia, como o Disque 180, e, também, para a rede de atendimento existente. A SPM reafirma seu compromisso de atuar em grandes eventos, garantindo um espaço seguro e acolhedor para as mulheres baianas”, destacou.
A assistente social Geane Soares, técnica da SPM, explicou o trabalho educativo e preventivo que será realizado, além do direcionamento para serviços de acolhimento e triagem. “O nosso objetivo é conscientizar a população, em especial os homens, sobre a importância do respeito às mulheres. Também estaremos no Carnalapão para acolher e garantir que aquelas que precisarem de apoio sejam devidamente assistidas. A partir de uma escuta qualificada, encaminhamos as mulheres aos serviços da rede assistencial, de saúde e Defensoria Pública, por exemplo”, acrescentou.