Quilombolas de Barreiros de Itaguaçu são atendidas no Mutirão de Renegociação de Dívidas em Irecê

Comunidade Remanescente de Quilombo, localizada a 75 quilômetros do município, integra conjunto de 162 comunidades quilombolas do Território de Irecê

11/02/2025 às 19h39
Por: Pascoal Ferreira
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Quilombolas de Barreiros de Itaguaçu são atendidas no Mutirão de Renegociação de Dívidas em Irecê

Marilza Pereira, 42, presidente do Conselho Quilombola Território de Irecê e moradora da comunidade quilombola de Barreiros de Itaguaçu, situada a 75 quilômetros do município de Irecê, foi uma das consumidoras atendidas na tarde desta terça-feira (11), pelo Mutirão de Renegociação de Dívidas do Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor). O órgão de defesa do consumidor, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), atuou em regime de plantão, das 8h às 16h, nos dias 10 e 11, renegociando pendências com empresas prestadoras de serviços de energia, água e saneamento, telefonia, comércio varejista, instituições financeiras e bancárias, dentre outras.

 "Vim renegociar uma dívida antiga, relacionada a um empréstimo que fiz com um banco. Isso já tem bastante tempo. Em Barreiros, a gente ainda não tem esse serviço por perto. O atendimento aqui foi muito bom, bem rápido e explicadinho. Só precisei trazer os documentos pessoais, como RG e CPF, e já encaminhei tudo. Por isso, se o Procon conseguir esse serviço para mais comunidades, será muito bom. Temos aqui 162 comunidades quilombolas no Território de Irecê, sendo todas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares", declarou. 

Monalisa Gomes, 24, também moradora do povoado de Barreiros de Itaguaçu, esteve no mutirão para resolver débitos relacionados ao fornecimento de energia. "Trouxe minha prima, meu compadre e toda família para renegociar. Estou resolvendo uma situação ligada ao morador anterior da casa. Mesmo a gente se deslocando, vale muito a pena", afirmou a jovem.

Além do Mutirão, o Procon-Ba também realizou fiscalizações educativas em comércios e agências bancárias locais, orientando fornecedores sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e relações de consumo. 

Fonte
Janaina Neri/Ascom SJDH
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