Publicidade

Região de Irecê se mantém entre os maiores polos de produção de tomate na Bahia

Sete municípios da região estão entre os 20 maiores produtores do estado, evidenciando a força do setor agrícola

30/01/2025 às 14h47
Por: Irecê Repórter
Compartilhe:
Região de Irecê se mantém entre os maiores polos de produção de tomate na Bahia

A região de Irecê reafirma sua relevância na produção de tomate na Bahia, conforme dados divulgados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI). O estado registrou uma safra de 343,2 mil toneladas em uma área colhida de 6,1 mil hectares, gerando um valor de produção estimado em R$ 935,9 milhões.

Sete municípios da região estão entre os 20 maiores produtores do estado, evidenciando a força do setor agrícola regional. Cafarnaum, Ibititá, América Dourada, Canarana, João Dourado, Barro Alto e Lapão se destacam pela expressiva produção, ao lado de municípios da Chapada Diamantina, como Morro do Chapéu e Mucugê.

No entanto, especialistas apontam um possível recuo nos investimentos para 2025, resultado da queda nos preços do tomate registrada no segundo semestre de 2024. Apesar da produtividade elevada, impulsionada por avanços tecnológicos e condições climáticas favoráveis, a desvalorização do produto pode impactar as próximas safras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sem foto
Sobre o município
Notícias de Lapão - BA
Ver notícias