IFBA Irecê Sediará Festival Estadual de Arte e Cultura

Eento estadual reunirá estudantes de diversos territórios para apresentações artísticas

27/11/2024 às 23h14 Atualizada em 27/11/2024 às 23h21
Por: Pascoal Ferreira Fonte: IFBA
Compartilhe:
IFBA Irecê Sediará Festival Estadual de Arte e Cultura

Nos dias 5 e 6 de dezembro, o campus do Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Irecê se tornará um dos três polos selecionados para sediar o III Festival de Arte e Cultura do IFBA, um evento estadual que reunirá estudantes de diversos territórios para apresentações artísticas, a partir da organização da Pró-Reitoria de Extensão da instituição em cooperação com os NACs – Núcleo de Arte e Cultura de cada unidade.

 

Com a participação de convidados dos campi de Seabra, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Euclides da Cunha e Barreiras, o festival será uma oportunidade única para a comunidade local e os visitantes conhecerem e prestigiarem produções culturais de jovens talentos. A programação contará com atividades gratuitas e abertas ao público, abrangendo expressões artísticas como cinema, música, dança, teatro, literatura e artes plásticas.

DIVERSIDADE CULTURAL

“O IFBA – Irecê por si é um polo de encontro entre estudantes, onde diariamente circulam pessoas de 19 municípios vindas de toda a região, desde Uibaí a Canarana”, declarou o professor Saulo Dourado, coordenador do NAC do IFBA Irecê e do polo na edição do III Festival de Arte e Cultura. “Ser um ponto de encontro agora para estudantes do IFBA de todo o semiárido baiano é um desdobramento dessa vocação, dessa multiplicidade. A arte e a cultura precisam da diversidade para transformar e se transformar”.

“A arte e a cultura nos conectam às raízes e fortalecem nossa identidade. Ter Irecê como polo deste festival é uma alegria, já que valoriza a riqueza cultural e artística da nossa região”, disse a estudante do 4º ano de Biocombustíveis, Sabrina Barreto, bolsista do III Festival de arte e cultura. Já a professora de Espanhol, Joelma Rodrigues, declara: “A formação integral dos estudantes requer o desenvolvimento de múltiplas expressões. Nesse sentido, arte e cultura são significativas oportunidades de emancipação”.

A comunidade de Irecê e região é convidada a comparecer e vivenciar dois dias de intensa troca cultural, celebração da arte e integração entre estudantes e moradores. Com oficinas, mostras e apresentações diversificadas, o festival reforça o compromisso do IFBA com a difusão artística e cultural acessível para todos. Em paralelo, no próprio campus, ocorrerá a II Feira de Economia Solidária, com microempreendedoras da região, expondo artefatos da cultura popular e quitutes dos mais diversos sabores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.