A vista do ministro da Previdência e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi à Bahia, com agenda pelo estado nesta sexta-feira (6), pode ter um momento de "saia justa". Na agenda, Lupi passará por Irecê, onde o cenário político local deve reservar certa divisão para o PDT no estado. Com candidatura própria, um dos integrantes da legenda não tem acompanhado a candidatura: o deputado federal Leo Prates.
Comandante do partido em Salvador, Leo apoia no município a candidatura majoritária de Murilo Franca (PSB), que é aliado do prefeito Elmo Vaz (PSB). No município, o PDT, por sua vez, tem candidato próprio: o vereador Figueredo Amorim. Buscando "reforçar" a campanha, a legenda também tentou organizar a visita de Lupi, como forma de "turbinar" Figueiredo na disputa eleitoral.
A decisão de Leo, que não deve acompanhar o ministro em Irecê, motivou inclusive um vídeo gravado recentemente por Lupi reforçando o apoio do PDT a Figueredo. Presidente da legenda na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior foi um dos articuladores da candidatura do vereador, ao lado do ex-deputado federal José Carlos Araújo, vice-presidente da sigla na Bahia.