O presidente nacional licenciado do PDT e atual ministro da Previdência, Carlos Lupi, manifestou seu apoio à pré-candidatura do vereador pedetista Figueredo Amorim para a Prefeitura de Irecê. Em um vídeo divulgado recentemente, Lupi destacou a competência e a dedicação de Figueredo, qualificando-o como uma liderança jovem e promissora para a cidade.
O gesto de Lupi ocorre em um momento de divergência dentro do PDT, após o deputado federal Leo Prates declarar apoio ao vereador Murilo Franca (PSB), que foi escolhido como sucessor pelo prefeito Elmo Vaz (PSB). Lupi enfatizou a confiança no potencial de Figueredo para conquistar a prefeitura de Irecê. "Confiamos muito que o povo de Irecê vai dar um voto de confiança a Figueredo, que tem tudo para ser o nosso prefeito", afirmou Lupi.
A liderança do PDT destacou também os apoios recebidos por Figueredo da direção estadual do partido, liderada pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior e pelo ex-deputado federal José Carlos Araújo, ambos com forte atuação política na região. "Temos certeza que esse time unido dará força a Figueredo e vamos fazer do jovem vereador o prefeito mais eficiente de Irecê", declarou Lupi.
Figueredo Amorim ingressou no PDT por meio de uma articulação política conduzida por José Carlos Araújo e Félix Mendonça. O vereador decidiu romper com Elmo Vaz para lançar sua candidatura à prefeitura. Por outro lado, Leo Prates adotou uma posição independente, apoiando Murilo Franca, que também é o pré-candidato do governador Jerônimo Rodrigues (PT) no município.
Em abril, Elmo Vaz lançou como sucessor o vereador Murilo Franca, que trocou o PT pelo PSB. "Não houve clareza nesse processo de escolha. Por isso, saí do partido e vamos apresentar um projeto alternativo para Irecê, mantendo o que é bom na gestão e melhorando naquilo que precisa melhorar", disse Figueredo, na ocasião.
"Estou aceitando um chamado dos amigos e das pessoas que pediram para que eu colocasse o meu nome à disposição. Não poderia deixar de atender a isso. Enquanto tem gente já pensando nas próximas eleições, estou focado nas questões de Irecê", acrescentou o pré-candidato pedetista.