Durante a campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica seus esforços no combate ao suicídio e na promoção da sensibilização sobre saúde mental. Com uma série de ações voltadas para a orientação individual e coletiva, a campanha tem como objetivo promover a saúde mental e o bem-estar da população.
Entre as principais iniciativas, destacam-se as atividades realizadas para pacientes com transtornos psíquicos graves e persistentes, que são acompanhados pela equipe multidisciplinar dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Durante o mês de setembro, esses pacientes terão acesso a uma programação especial, que inclui palestras, aferição de sinais vitais, reflexões sobre autocuidado e motivação para o futuro. Além disso, haverá momentos de descontração e cuidado com a aparência, incluindo cortes de cabelo voltados para o público masculino.
A coordenadora da Rede de Saúde Mental, Regicelia Silva, enfatizou a importância da campanha. “O Setembro Amarelo é um momento crucial para chamarmos a atenção sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Nossas ações buscam não apenas oferecer suporte aos que enfrentam transtornos psíquicos, mas também sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de acolher e apoiar aqueles que precisam. Com a crescente taxa de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo, é fundamental que intensifiquemos nossos esforços para promover o bem-estar mental e salvar vidas”.
As ações da campanha também estão sendo realizadas nas unidades de saúde, com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas, incentivando a busca por ajuda e oferecendo informações sobre os recursos disponíveis para quem enfrenta problemas emocionais ou de saúde mental.
Feira de Santana disponibiliza atendimento gratuito para as pessoas que se encontram nessa condição, através dos CAPS. O serviço especializado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras.
Confira o endereço dos CAPS: