Antes de ser entrevistado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Casa Brasil Paralímpico, em Saint-Ouen, cidade vizinha a Paris, Joeferson Marinho recebeu um forte abraço do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson Nascimento. Campeão dos 200 metros da classe T46 (amputados de membro superior) nos Jogos de 2012, em Londres (Inglaterra), o ex-velocista apontou para a medalha de bronze conquistada por Joeferson nos 100m classe T12 (baixa visão) no último sábado (31) e decretou:
"Em Los Angeles [Estados Unidos, sede dos Jogos de 2028], você vai mudar a cor dela. Pode ter certeza. Você vai ganhar daqueles caras".
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Comitê Paralímpico Brasileiro (@brasilparalimpico)
O sorriso tomou o rosto de Joeferson. Não bastasse a "benção" de Yohansson, ele é treinado por Pedro Almeida, o Pedrinho, mesmo técnico de Petrúcio Ferreira, tricampeão paralímpico e recordista mundial dos 100m na classe T47 (amputados de membro superior).
"Ele [Yohansson] já foi atleta, teve essa sensação de receber uma medalha, de ser um campeão. Para mim, é uma honra. Dá mais motivação para continuar, focar. A partir do momento que o escutei, isso me trouxe uma alegria para trabalhar bastante, chegar em Los Angeles e trazer uma medalha que represente tudo isso que ele falou para mim", disse Joeferson, que nasceu com albinismo.
"Ele [Pedrinho] olhou para mim e falou que tinha talento, então, por aí, você tira que o cara é bom mesmo. Se um cara desse tem a visão de dizer que você é bom, só de olhar para você, imagina no estudo, no dia a dia, ele passando ali a confiança de você confiar no trabalho dele. Hoje, confio cada dia mais. Então, se ele falar uma coisa, eu vou lá", completou o velocista, que trabalha com o treinador desde 2016.
O sonho de Joeferson era ser jogador de futebol, apesar da baixa visão. Aos dez anos, um professor de Educação Física o convidou a correr. O garoto aceitou, mas seguiu jogando bola e adaptou a rotina aos dois esportes, até decidir pelo atletismo por conta do potencial, confirmado em 2017, no Mundial de Jovens de Notwill, na Suíça, e dois anos depois, já no Mundial Adulto, em Dubai, nos Emirados Árabes. Em ambos, o paraibano foi prata.
A estreia paralímpica ocorreu nos Jogos de Tóquio, em 2021. Na ocasião, ficou em quarto lugar. A frustração pelo quase há três anos deu lugar à alegria na capital francesa.
"Sensação muito boa de vir aqui representar o Brasil e conquistar medalha. Minha prova era muito difícil, vim com isso na cabeça, mas sem o pensamento de que iria conseguir. Na minha cabeça, tinha na cabeça que iria em busca da medalha, não sabia a cor. Hoje eu sou o terceiro melhor atleta do mundo da minha classe e estou bastante feliz por isso", finalizou.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Esportes Há 5 meses Em EsportesDeterminação é chave para mulheres vencerem preconceito no futebol
No Mês da Mulher, elas contam que vontade de vencer transpõe barreiras
Esportes Há 6 meses Em EsportesTV Brasil estreia transmissões de 2026 da Liga de Basquete Feminino
Apresentações recomeçam no domingo (8), Dia Internacional da Mulher
Esportes Há 6 meses Em EsportesPalmeiras e Fluminense jogam nesta quarta; Rádio Nacional transmite
Emissora inicia jornada esportiva às 21h15
Esportes Há 6 meses Em EsportesRádio Nacional transmite Vasco e Fluminense pela semifinal do Carioca
Jornada esportiva do clássico inicia às 17h30Últimas notícias Eleições 2026 Há 5 diasIvoneide participa de caminhada com Jerônimo em Feira de Santana
Irecê Há 5 diasIrecê será a primeira cidade do interior da Bahia a receber a Casa da Mulher Brasileira
Justiça Há 5 diasFenaj pede que STF reveja decisão sobre diploma de jornalista
Economia Há 5 diasCorreios entregam no Brasil compras feitas em sites do Paraguai
Senado Federal Há 5 diasSenadores que não disputarão eleições e deixarão a Casa em 2027 são 13
Municípios
Irecê - BAIrecê será a primeira cidade do interior da Bahia a receber a Casa da Mulher Brasileira
Barro Alto - BAEducação de Barro Alto alcança marco histórico e volta a ser destaque em toda a região
Mulungu do Morro - BAMulungu do Morro vira a página da educação: avanço histórico no IDEB 2025 é fruto da gestão de Acácio Teles
Mais lidas1IrecêIrecê será a primeira cidade do interior da Bahia a receber a Casa da Mulher Brasileira
2EconomiaCorreios entregam no Brasil compras feitas em sites do Paraguai
3Eleições 2026Ivoneide participa de caminhada com Jerônimo em Feira de Santana
4Senado FederalSenadores que não disputarão eleições e deixarão a Casa em 2027 são 13
5PolíticaConheça as atribuições do presidente e do vice-presidente da República
© Copyright 2026 - Irecê Repórter - Todos os direitos reservados