Quarta, 19 de Junho de 2024
(74) 9 9910-1010
Política Solidariedade

Em visita à Bahia, Lula pede um minuto de silêncio às vítimas do RS

"Em solidariedade às pessoas que perderam familiares nas enchentes", destacou o presidente

10/05/2024 19h35
Por: Redação
Inauguração do Hospital Costa das Baleias - Foto: Reprodução | Canal Gov
Inauguração do Hospital Costa das Baleias - Foto: Reprodução | Canal Gov

Em visita à Bahia (PT), o presidente Lula (PT) pediu um minuto de silêncio para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, antes de iniciar o seu discurso no município de Teixeira de Freitas, extremo-sul do estado.

“Eu queria pedir um minuto de silêncio em solidariedade às pessoas que perderam familiares nas enchentes do Rio Grande do Sul, em segundo lugar para as pessoas que estão desaparecidas e em terceiro lugar para milhares de gaúchos que estão fora das suas casas por conta de uma catástrofe ambiental”, iniciou o petista.

O mandatário desembarcou em solo baiano na manhã desta sexta-feira, 10, para a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Saúde, Nísia Trindade, e da Educação, Camilo Santana.

Ao completar as suas palavras, o chefe do Executivo federal se emocionou ao relembrar a sua infância carente e as dificuldades enfrentadas pela sua família, após a separação dos seus pais. Na ocasião, ele ainda elogiou o empenho dos brasileiros em ajudar a população impactada pelas fortes chuvas no RS. 

"Quando eu falo muitas vezes das desgraças do povo, são coisas da minha própria vida e que eu senti na pele. [...]. Já acordei muitas vezes de madrugada com fezes boiando na minha casa. [...]. Eu nunca tinha visto uma mulher, com oito filhos, ter coragem de largar o marido e morar em um 'barraco' que no primeiro mês caiu o barraco da cozinha", disse o presidente. 

"Eu nunca vi tanta solidariedade e tanta compaixão como estou vendo agora do povo brasileiro ajudando de corpo e alma, cada pessoa que está desesperada com o volume de chuva. Obrigado Bahia e Nordeste brasileiro pelo apoio que vocês estão dando”, acrescentou. 

Agenda na Bahia

No extremo-sul baiano, o presidente iniciou a agenda, às 14h30, com uma visita ao novo prédio do campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). 

Em seguida, o presidente participou da inauguração da unidade hospitalar, que começou a ser construída ainda na gestão do ex-governador Rui Costa (PT).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.