Quarta, 19 de Junho de 2024
(74) 9 9910-1010
Irecê Capacitação

Sebrae realiza palestras, seminários e oficinas durante a 23ª Expoagri em Irecê

A novidade esse ano foi o Seminário Senar Para Elas, que foi voltado exclusivamente para as mulheres empreendedoras, além da carreta Senar Escola.

01/05/2024 17h44
Por: Redação
Sebrae realiza palestras, seminários e oficinas durante a 23ª Expoagri em Irecê
A 23ª edição da Exposição Agropecuária da região de Irecê (Expoagri), realizada entre os dias 25 e 27 de abril, já se destaca pelo grande movimento, com um público estimado em 25 mil visitantes ao longo do final de semana do evento. Durante a programação, o Sebrae, o Senar e o Sindicato de Produtores Rurais de Irecê (Sinpri) realizaram seminários, oficinas e palestras, voltadas para o empreendedorismo e desenvolvimento de empresas na área da agricultura.

A novidade esse ano foi o Seminário Senar Para Elas, que foi voltado exclusivamente para as mulheres empreendedoras, além da carreta Senar Escola. O evento abordou temas importantes e apresentou uma programação pensada para o público feminino, com oportunidades para as mulheres no setor agropecuário, oficinas de produtos de derivados do mel, do leite e também produtos como doces, geleias e bolos. Cerca de 40 mulheres participaram das oficinas, e puderam aprender na prática, como manusear e produzir os produtos imediatamente após as oficinas.

A boleira Valdereis Vieira da Silva, da cidade de Irecê, participou do evento e ressaltou a importância de ter cursos voltados especificamente para o público feminino, principalmente para as empreendedoras do campo, que estão em busca de capacitação e aprendizado na área.

“Foi um momento de muita troca de experiência, em que a força da mulher foi valorizada e exaltada. Trabalho com bolos e pães artesanais, e essa oportunidade foi um presente para mim, que estou começando na confeitaria, e estava justamente em busca de ideias inovadoras nessa área. Sentimos que fomos representadas e muito acolhidas com essas oficinas que nos deram uma motivação a mais para correr atrás dos nossos sonhos”, afirmou a agricultora.

Silvana Brito Menezes, mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê (Sinpri), destacou a importância do Sebrae apoiar as caravanas que participaram do evento, e falou sobre o sucesso das capacitações voltadas especialmente para as agricultoras e empreendedoras da região. “Recebemos mulheres de vários municípios, e o Sebrae nos apoio na logística. Foram momentos de muito aprendizado e troca de experiências. As mulheres que participaram puderam aprender na prática adquiriram bagagem para comercializar os produtos, como geleias, bolos, sabonetes artesanais e outros itens, podendo, assim, colocar no mercado e aumentar inclusive o seu faturamento mensal de forma rápida”, comemorou Silvana.

Durante a Expoagri, o Sebrae realizou ainda, oficinas e palestras voltadas também para tecnologia e inovação, como a que abordou energia solar para cooperativas. O palestrante Wilson Cedraz, mestre em administração e empreendedor de Energia Renovável, ministrou uma palestra no sábado (27), na sala de treinamento do Sebrae, e falou sobre a importância da implantação da energia solar, e da logística de instalação neste segmento.

O agricultor Wendel Dourado Barreto Moitinho, da Fazenda Três irmãos, no povoado de Achado em Irecê, destacou a relevância do tema discutido. “A palestra foi muito produtiva e abriu um leque de oportunidades para nós agricultores. Hoje em dia é fundamental consciência ambiental. O produtor ganha economizando e a natureza também ganha com boas práticas de manejo. O professor tirou dúvidas sobre a implantação do sistema de energia solar, e nos apresentou informações técnicas relevantes para o bom funcionamento do equipamento. Com essas informações, entendemos a importância inclusive de se organizar em cooperativas, para o pequeno agricultor trabalhar coletivamente, de forma coesa, eficiente e produtiva”, pontuou o agricultor.

Para o gestor de projetos do Sebrae em Irecê, Mauro Viana, as capacitações foram importantes para quem busca inovar também no setor agrícola, e profissionalizar a produção com o objetivo de aumentar a produtividade e a rentabilidade da propriedade. “O Sebrae, em parceria com o Senar, inovou no aspecto tecnológico e de representatividade. O seminário voltado especialmente para o público feminino foi um sucesso, além dos temas debatidos durante a exposição, que são importantes para os agricultores que estão querendo evoluir e melhorar os resultados nas propriedades”, afirmou o gestor.

Exposição

O objetivo da 23ª Expoagri é somar esforços entre diversas instituições para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Irecê e nos demais municípios da região. A programação do evento contou com exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, feira da agricultura familiar, exposição, shows e comercialização de animais.

A estrutura da exposição foi montada para abrigar praça de alimentação, estandes para expositores, galpões de entretenimento, e baias e currais, onde ficaram concentrados os animais comercializados durante a exposição.

Aberta ao público, a 23ª Expoagri contemplou segmentos da Agricultura Familiar e do Agronegócio, com uma estimativa de geração de R$ 35 milhões de reais em negócios.

Nara Zaneli

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.