Brasil e Mundo

Por que será que nosso cérebro pensa que esse cãozinho tem cara de humano?

O nome do cachorro é Yogi e se trata de uma adorável mistura de Shih Tzu com Poodle
Você também acha que esse cãozinho tem cara de humano? Clique e entenda

A foto desse cachorro viralizou dias atrás nas redes sociais. O que aconteceu foi que o bichinho deu o que falar por causa de sua carinha — que muita gente achou incrivelmente... humana. O nome do cachorro é Yogi e se trata de uma adorável mistura de Shih Tzu com Poodle.

Yogi realmente parece uma pessoinha presa no corpo de um cachorro, você não acha? E por que é que temos essa impressão? Pois, segundo Rae Paoletta, do site Inverse, uma explicação estaria na tendência que os nossos cérebros têm de reconhecer as faces de determinados animais como sendo fofas por conta de um fenômeno conhecido como “Kindchenschema” — ou algo como “padrão de bebê” em tradução livre.

 

O que acontece é o seguinte: quando olhamos para a carinha de algum animal e reconhecemos nela determinadas características faciais que associamos a bebês, como olhos grandes e rosto redondinho, nosso cérebro projeta qualidades humanas ao que estamos vendo. Ademais, vale lembrar que esses mesmos traços infantis também despertam em nós ternura e o comportamento de cuidado com relação ao animal — e é por isso que é praticamente impossível não morrer de fofurice quando vemos pets com esses atributos.

Em outras palavras, como estamos programados para achar os bebês graciosos, quando olhamos para um animal como Yogi — que tem a carinha redondinha, olhos grandes e expressivos —, os nossos cérebros processam essas características e as relacionam com feições humanas.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.