Irecê

Secretário esclarece polêmica sobre apreensão de mercadoria de ambulante

Segundo o secretário Pedro Sodré, apreensão foi por infração ao Código de Postura do Município e a ação ocorreu dentro da legalidade
Secretário Pedro Sodré (Foto: Reprodução/Facebook)

Pascoal Ferreira| Irecê Repórter



 



O vendedor ambulante Charles Souza da Silva, teve sua mercadoria apreendida por fiscais da prefeitura na última quarta-feira (12), enquanto comercializava frutas na Rua Aurélio José Marques, centro de Irecê.  O momento foi filmado por populares e os vídeos geram polêmica nas redes sociais. A principal indagação foi sobre a legalidade da ação, com a presença da Polícia Militar.



 



Procurado pelo Irecê Repórter, o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Micro e Pequenas Empresas, Pedro Sodré, esclareceu o fato. Segundo ele, o ambulante infringiu, reiteradas vezes, os artigos 124 e 126 da Lei Complementar nº 10/2016 do Código de Postura do Município, entre outras infrações.



 



“Ele não considerou as notificações feitas por nossos fiscais, não atendeu aos diversos chamamentos da prefeitura para cadastramento e diálogo sobre o reordenamento da atividade. Fizemos uma notificação formal no dia 05/04, e o meso se recusou a assinar, o que culminou na apreensão da mercadoria”, explicou Pedro.



 



Segundo o secretário, na cidade existem dois espaços para comercialização de frutas; imediações da Cesta do Povo e no Mercadão. “Quando há a infração, o Código de Postura, em seu artigo 128, prevê multa e apreensão da mercadoria. Portanto, agimos dentro da lei,  apoiados pela Polícia Militar para garantir o ordenamento urbano”, finalizou o secretário.



 



Charles Souza, que mora na cidade de João Dourado, teve sua mercadoria devolvida após pagar multa, e só retornará à atividade se respeitar o que ordena o Código de Postura do Município,  comercializando a mercadoria apenas nos locais determinados. 


Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.