Região |

Projeto voluntário de saúde em Jussara, região de Irecê, ganha destaque

Projeto voluntário de saúde em Jussara, região de Irecê, ganha destaque

Jussara tem sido os holofotes de muitas notícias atualmente, infelizmente  desagradáveis,  inclusive de âmbito nacional. Entre a greve dos professores e os diversos problemas na saúde do município, a cidade antes chamada de “Jussarinha de Mel” tem passado por muitas dificuldades.

A greve dos professores noticiada no G1 fala dos professores municipais que estão de greve desde dia 28 de maio após cobranças de atrasos salariais deixando cerca de 3 mil alunos sem aulas.  De acordo com Márcia Fernandes, diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), os funcionários da educação que trabalham no município não receberam os salários de março, abril e maio. Segundo o secretário da pasta, Gladiston Ribeiro, não há um prazo para os pagamentos dos salários atrasados.

A saúde, que também é uma das pastas mais importantes para administração de qualquer município tem gerado muita polêmica. Alguns psfs, a exemplo do da Larga do Cruzeiro, segundo alguns moradores estão sem médicos há 3 meses, além de o Hospital municipal ficar até três dias sem médico, gerando um déficit ainda maior no atendimento. Além da falta de médico ainda existe a demanda acumulada de exames e cuidados. Juliana Santos, desabafou: “ estou há seis meses precisando de psiquiatra e não consigo marcar,  vamos ter que pagar a consulta”.

Os jussarences estão passando por maus momentos e um grande número de cidadãos necessitados e preocupados com a situação da cidade procuraram ajuda de Dr. Taciano Mendes, conhecido como Tacinho pela população.

Tacinho então, iniciou ajudando as pessoas com consultas individuais, mas vendo a necessidade descomunal  naturalmente começou a atender nos povoados mais carentes do município, nos fins de semana de folga do seu trabalho. A ideia é diminuir a demanda acumulada de forma voluntária, essa ação acabou criando um grupo de voluntariado.  Robson  Souza, técnico de enfermagem se juntou a equipe recentemente  e comenta: “ Já foram visitados quatro povoados, além de mim tem outro técnico: Elmar, tentamos fazer a diferença como podemos e Dr. Tacinho tem sido essencial para esse projeto.”

“O projeto tem ganhado corpo  e mais gente tem aderido com o intuito de ajudar a população, a intenção do projeto é visitar todos os povoados do município, principalmente os mais distantes da sede” Concluiu o técnico de enfermagem Robson Souza.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.