Irecê

Procissão de Corpus Christi reúne milhares em Irecê

A Procissão de Corpus Christi reuniu milhares de fieis, na noite desta quinta-feira (26), em Irecê. Após a celebração de missa solene na Catedral, a multidão seguiu o cortejo pelas principais ruas do centro da cidade, com cânticos e demosntrações de amor e fé em Cristo.  Durante o trajeto pelos tapetes artesanais e coloridos, o padre Jakson Jader carregou o ostensório com o Santíssimo Sacramento. 

 

 

Origem

A Solenidade de Corpus Christi teve início no ano de 1264, por meio da bula Transiturus de hoc mundo, instituída pelo Papa Urbano IV. No ano anterior, em Liège, na Bélgica, a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo pedindo-lhe que a Eucaristia fosse celebrada com destaque,

 

No ano de 1269, a solenidade foi oficialmente decretada. “Nós, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, temos um compromisso especial com Jesus Eucarístico: esta foi a primeira cidade do Brasil a organizar e promover a solenidade de Corpus Christi. Aqui aconteceu, pela primeira vez em nosso país, a já tradicional procissão ligada a essa solenidade. Nossa cidade foi o altar onde Jesus, pela primeira vez, foi adorado solenemente!”, disse Dom Murilo.

 

No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como uma reduplicação da mesma.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.