Irecê |

Prefeita de América Dourada defende projeto de transposição para salvar o rio Jacaré

América Dourada será um dos municípios mais beneficiados com transposição de águas. Prefeita Rose Dourado defende projeto e se diz parceira.
Prefeita Rose Dourado (Foto: Pascoal Ferreira)

A audiência pública ocorrida na Câmara de Vereadores de Irecê, na última sexta-feira (24), para discutir projetos de desenvolvimento sustentável e econômico para a região, contou com a presença da prefeita de América Dourada, Rose Dourado.

 

O projeto em discussão foi o Canal da Redenção da Região, elaborado pela Cofpisne Sustentável. A proposta é implantar um eixo de transposição do rio São Francisco, partindo de Xique-Xique, para beneficiar toda a região. No projeto, também constam implantação de um Parque Industrial Ecológico em Irecê e revitalização dos rios Verde e Jacaré.

 

Em seu discurso, Rose Dourado afirma já ser parceira do projeto. “Não acredito que esse projeto ainda seja um sonho, pois já está sendo planejado e tem tudo pra dar certo. América Dourada é o último município a ser contemplo, o rio já está praticamente seco, mas acredito que um dia ás águas vão chegar lá. Quero somar a esse projeto, de alguma forma”, disse a prefeita.  

 

De acordo com o projetista e gestor geral da Cofpisne, Maykon Mendes, América Dourada será um dos municípios mais beneficiados com o projeto. “A cidade está localizada no extremo-leste do Território e tem terrenos agricultáveis de alta qualidade. É nessa cidade que o canal vai despejar águas no rio Romão Gramacho, conhecido como rio Jacaré, fortalecendo a agricultura irrigada. Os benefícios serão inúmeros, a exemplo da geração emprego e renda, turismo, crescimento econômico, avanços na saúde e educação”, disse.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.