Oposição de São Gabriel escolhe pré-candidato inelegível e sem filiação partidária

Oposição de São Gabriel escolhe pré-candidato inelegível e sem filiação partidária

As articulações para escolha de pré-candidatos para as eleições deste ano já movimentam os bastidores da política em toda região de Irecê. Em São Gabriel não é diferente. O atual prefeito Hipólito Rodrigues vai para reeleição e poderá ser candidato único. Isso porque o pré-candidato Edes Rocha, escolhido pelo grupo oposicionista encontra-se inelegível. Pesa contra o ex prefeito uma decisão da Justiça por ato de improbidade administrativa que o torna sem condições de disputar o pleito. Em certidão, assinada pelo Juiz de Direito, Alexandre Lopes, no dia 27 de novembro de 2019, o magistrado afirma que o “senhor Edes José da Rocha, nascido em 19/07/1948, residente na rua 07 de setembro, 198, centro de São Gabriel, encontra-se inelegível”. 

 

Outro fator determinante que impede uma candidatura do ex prefeito é o fato do mesmo não está filiado a nenhum partido político até a data desta terça-feira, dia 16 de junho de 2020. De acordo com a Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997 – artigo 9, caput), para concorrer ao pleito deste ano, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido pelo mesmo prazo. Como o ex prefeito Edes Rocha não cumpriu essa determinação, ele fica impossibilidade de concorrer as eleições também por este motivo.

Resta saber agora se o grupo oposicionista escolherá outro nome até as convenções ou manterá Edes Rocha apenas para figurar na disputa do pleito deste ano.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.