Brasil e Mundo

Novo exame de sangue rastreia câncer com 99,4% de precisão

Processo desenvolvido por instituto dos EUA se vale de tecnologia de sequenciamento de última geração e detecta até 20 tipos da doença
Novo exame de sangue rastreia câncer com 99,4% de precisão

A boa notícia vem dos Estados Unidos. Cientistas de um instituto de Boston desenvolveram um exame de sangue que rastreia câncer com precisão de 99,4%. E detecta até 20 tipos da doença.

A lógica do novo exame é buscar no sangue a presença de DNA que células cancerígenas lançam quando morrem.

Isso é feito por uma tecnologia de sequenciamento de última geração. E se vale de um processo chamado metilação. Ele controla quais genes estão ativados e quais estão desativados.

Assim, padrões anormais de metilação constituem um indicador confiável da presença de câncer.

Exame de sangue rastreia câncer de pessoas não diagnosticadas com a doença

No estudo realizado pelo Instituto Dana-Ferber, foram analisadas cerca de 3.600 amostras de sangue. Desse total, 1.530 eram de pacientes já diagnosticados com câncer e 2.053 de pessoas que não sabiam ter a doença.

A precisão do exame de sangue na detecção de câncer foi de 99,4%.

Entre os tipos rastreados, estão os cânceres de mama, ovário, pulmão, pâncreas, esôfago, colorretal, gástrico, da vesícula biliar e de cabeça e pescoço, além da leucemia linfoide e do mieloma múltiplo.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.