bannerfull

Irecê recebe novo Encontro de Formação do ProInfância-BA

O projeto contribui para o fortalecimento da política pública municipal de educação infantil no interior da Bahia

EDUCAÇÃO - 18 de setembro - 2013 às 04h51
Irec-recebe-novo-Encontro-de-Formao-do-ProInfncia-BA

Foto: Reprodução/Internet

O município de Irecê recebe nesta sexta-feira (20) um novo Encontro de Formação do ProInfância – BA. A atividade terá a participação de 22 municípios da região e acontece no Colégio Municipal Odete, praça da Bíblia s/n, Centro, das 8h às 17h. O objetivo do ProInfância, que é uma parceria entre a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA, e o Ministério da Educação, é contribuir com a melhoria da qualidade da Educação Infantil em 244 municípios do interior baiano.

 

 O Encontro de Formação desta semana será a última atividade realizada no polo de Irecê pelo ProInfância, que entra em sua fase final. Os temas que serão debatidos nos Encontros dos dez Polos Regionais, todos relacionados à Educação Infantil, foram escolhidos pelos próprios municípios, de acordo com as demandas e realidades locais. Assim, alguns dos assuntos a serem abordados serão: prática pedagógica, cotidiano e rotina na Educação Infantil; inclusão; livro didático; avaliação da Educação Infantil e o brincar.

 

A coordenadora do ProInfância Bahia, Marlene dos Santos, explica que a reunião terá importância ímpar. “Durante a atividade, nossas equipes poderão melhor orientar professores, gestores e coordenadores pedagógicos, sobre os problemas regionais apontados pelos próprios municípios. Além disso, teremos a oportunidade de realizar uma avaliação das atividades desenvolvidas em todo o projeto”, explica a pesquisadora da UFBA.

 

Ainda com o intuito de melhor conhecer a realidade da Educação Infantil na Bahia, o ProInfância também dá continuidade a ação da pesquisa de avaliação diagnóstica, etapa qualitativa. Durante este mês de setembro e início de outubro, as equipes do projeto realizam visitas a dez instituições de Educação Infantil do ProInfância que já estão em funcionamento. As cidades selecionadas, por critérios técnicos, sendo uma de cada um dos dez polos regionais, foram: Barra, Olindina, Santa Luz, Ubaíra, Itabuna, Cordeiros, Juazeiro, Rui Barbosa, Macaúbas e Itaetê.

 

Após as discussões, coleta de dados e análises deste mês, a apresentação dos primeiros resultados da pesquisa está prevista para acontecer durante o Encontro Estadual de Educação Infantil, a ser realizado de 04 a 06 de novembro, em Salvador.

 

Municípios que pertencem ao Polo de Irecê do projeto ProInfância

 

Irecê, América Dourada, Barra, Brotas de Macaúbas, Cafarnaum, Canarana, Central, Cotegipe, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Novo Horizonte, Piatã, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.
 

Comentários

Curta nossa página
netools comunicação digital
Irecê Repórter - Todos os direitos reservados © - 2014