Irecê

Mutirão de saúde realizará gratuitamente cerca de 7.500 exames em Irecê

Ação será realizada de 17 a 23 de abril. Saiba quais documentos levar.
Mutirão de saúde realizará exames gratuitos na cidade de Irecê (Foto: Divulgação/Voluntários do Sertão)

Um mutirão de saúde realizará gratuitamente exames de análises clínicas e medicina diagnóstica em Irecê, entre os dias 17 e 23 de abril. Ao todo, a ação "Voluntários do Sertão", que inclui 35 profissionais entre médicos e técnicos, vão realizar 7,5 mil exames. A ação acontece em parceria com a prefeitura do município. 

 

As carretas e os pontos de atendimento dos "Voluntários do Sertão" serão instalados no centro de Irecê, para facilitar o acesso de populações de bairros carentes, isolados e periféricos, bem como de moradores de municípios próximos. Os atendimentos acontecerão das 8h às 17h30. Para ser atendido, o interessado devem comparecer ao local do mutirão portando cartão dos SUS e documento de identidade com foto.

 

Nesta edição, a maioria dos exames serão de análises clínicas, que cumpre importante papel na prevenção e identificação de patologias. Serão, no total, 5.350 exames laboratoriais, entre eles os que identificam a sífilis, doença sexualmente transmissível que vem aumentando no Brasil, e a doença de Chagas, enfermidade silenciosa que pode trazer sérias complicações quando não diagnosticada e tratada corretamente.

 

Também serão ofertados hemograma, antígeno prostático específico (PSA) – fundamental para identificar e monitorar o câncer de próstata –, além de outros relacionados à função hepática, e o beta HCG, que sinaliza ocorrências de gravidez.

 

Entre os exames de imagem, estão previstos mais de 300 mamografias, 1.300 ultrassonografias e 300 exames de densitometria óssea, além de eletrocardiogramas, colposcopias, vulvoscopias e cirurgias de alta frequência (CAF).

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.