Irecê

Mutirão de Cirurgias chega a Irecê e beneficiará diversas cidades da região

Serão realizadas histerectomia, colecistectomia e retirada de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica)

O mês de março vai começar com o Mutirão de Cirurgias para a população da região de Irecê. As consultas pré-operatórias serão realizadas entre terça (7) e quinta-feira (9), sempre a partir de 7h, em unidade móvel estacionada na Praça Clériston Andrade, mais conhecida como a Praça do São João. A capacidade diária de consultas é de 140 pacientes. 


Nesta etapa, o mutirão vai atender pacientes dos municípios de América Dourada, Barro Alto, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Uibaí e Irecê. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 13, no Hospital Municipal de Lapão, localizado na Praça Augusto Cézar Leão, no município de Lapão. Serão realizadas histerectomia, colecistectomia e retirada de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica).



Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha realizado o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos. 

 

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de ultrassonografia (USG), precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia devem apresentar o exame preventivo. Todos os pacientes precisar levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado. 

Documentos 

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiroz, explica que o paciente deve se dirigir ao local de atendimento munido de carteira de identidade (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e exames laboratoriais atuais. 



“Todos passam pelo cadastramento, pela consulta médica, fazem exames pré-operatórios e já saem com a cirurgia agendada”, explica. Queiroz ainda destaca que no momento da alta hospitalar, além das orientações, os pacientes recebem todos os medicamentos para garantir a segurança da cirurgia. 



Para saber se está cadastrado para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site do Mutirão de Cirurgias. O paciente ou responsável também pode procurar a Secretaria de Saúde do município onde mora para saber se o nome consta na lista de realização do procedimento. 

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.