Irecê: Três pesquisadores que faziam coletas e entrevistas em casas da cidade testam positivo para Covid-19

Irecê: Três pesquisadores que faziam coletas e entrevistas em casas da cidade testam positivo para Covid-19

Na última quinta-feira (14), uma equipe de pesquisadores da empresa Ibope Inteligência, chegou a Irecê para realização de testagens para Covid-19 e entrevistas em bairros da cidade. A secretaria da Saúde não tinha conhecimento da presença da equipe e logo tomou todas as medidas necessárias. Um dos integrantes do grupo foi encaminhadp para a delegacia para ser interrogada e, ao constatar que a secretaria não havia recebido nenhum comunicação oficial prévia, e que o grupo não realizou  a quarentena exigida de 14 dias, decidiu-se pela interrupção da pesquisa.  Todo o material foi apreendido pela Vigilância Sanitária.

Em decorrência do deslocamento rodoviário de toda a equipe desde a cidade de São Paulo até Irecê, ficou estabelecido o critério de testagem em todos os membros da equipe. Na sexta-feira, dia 15/05, todos foram testados, e foi identificada POSITIVIDADE para Covid-19 em três profissionais participantes da pesquisa. O fato foi determinante para a suspensão da mesma.

Na tarde do sábado, dia 16/05, foi recebida a relação de pessoas testadas em Irecê, o material apreendido foi devolvido, e a equipe retornou para São Paulo, sendo orientada sobre todos os cuidados necessários.  Imediatamente, a Vigilância Epidemiológica do município iniciou o trabalho para investigação das que tiveram contato com os entrevistadores que tiveram positividade para a Covid-19.

Foi confirmado que os entrevistadores usaram devidamente os equipamentos de proteção individual, o que se apresenta uma barreira para transmissão do vírus. No entanto, como medida cautelar, todas essas pessoas que participaram da pesquisa estão sendo monitoradas e serão testadas novamente para a Covid-19 após passados 10 dias do contato com os entrevistadores.

 

Fonte: Irecê Repórter, com informações da Nota Pública divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Irecê. 

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.