Irecê

Irecê: O comerciante que seguir decisão estadual, estará contribuindo com a saúde pública; diz prefeito sobre polêmica entorno do comércio

Irecê: O comerciante que seguir decisão estadual, estará contribuindo com a saúde pública; diz prefeito sobre polêmica entorno do comércio

A prefeitura não tem prerrogativa alguma para interferir nessa celeuma que se formou entre as categorias representativas do comércio e dos comerciários, em relação ao funcionamento ou não do comércio nesses dois dias de feriados antecipados. O esclarecimento foi feito nesta manhã, pelo prefeito Elmo Vaz, em entrevista por telefone ao Jornal da Manhã da Caraíbas FM.

“Deixo claro que o feriado não é municipal, é estadual. Se o comércio entender que não deve seguir a Lei Estadual aprovada pela Assembleia Legislativa que antecipou os feriados, o problema é entre empregador/empregado. O município não tem como interferir nessa relação e as partes devem se entender. Não temos absolutamente nada a ver com esse problema”, assinalou Elmo Vaz.

O prefeito reforçou, ainda, que o município segue a Lei Estadual, com funcionamento apenas de serviços essenciais nesses dois dias de feriado, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Os comerciantes que seguirem o feriado, estarão contribuindo com a saúde pública e o prejuízo será compensado nos próximos feriados, um deles em 24 de junho. Fica a critério de cada empresário. Torcemos por um entendimento entre as partes e quem puder, fique em casa”, encerrou Elmo Vaz.

ENTENDA A POLÊMICA

Na noite de ontem (domingo, 24), população, funcionários e empresários foram surpreendidos com um comunicado emitido pelo Sindicato do Comércio de Irecê Região (Sincom), avisando que o comércio seria aberto nesta segunda-feira e terça-feira, após diálogo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Fecomercio.

A decisão, que contraria a Lei Estadual aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado que decreta feriado em toda a Bahia na segunda e terça, logo recebeu uma enxurrada de questionamentos e críticas. “Como é que uma entidade vem fazer um aviso desse a essa hora da noite? No mínimo, uma grande falta de noção e respeito”, reclamou um internauta.

Diante da polêmica, o Sindicato dos Comerciários e Comerciárias (Secir), resolveu se manifestar se posicionando contra a decisão do Sincom em abrir o comércio. "Devido ao fato de nossa região já possuir várias cidades com casos confirmados, até mesmo por transmissão comunitária, como é o caso de Irecê, essa antecipação dos feriados seria mais uma medida preventiva para conter o avanço da Covid-19, portanto somos contra abertura do comércio", justifica o Secir, em nota.

Fonte: Irecê Repórter

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.