Brasil e Mundo

Inep erra ao divulgar ranking de escolas no Enem

O órgão admitiu que errou ao não divulgar as notas do Enem dos Institutos Federais
Inep erra ao divulgar ranking de escolas no Enem
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) admitiu nesta quinta-feira (6) que errou ao não divulgar as notas do Enem dos Institutos Federais. Na terça-feira (4), a Reportagem questionou o Inep sobre a falta de dados, mas, na ocasião, o Inep, afirmou que o IFSP, campus Cubatão, oferecia apenas turmas de ensino médio integrado (profissionalizante), que, a partir de 2015, passou a não ser considerado como Ensino Médio regular pelo Censo.

 

Os institutos federais sempre tiveram bons desempenhos no Enem e elevavam as notas das escolas públicas. Na Região, o Instituto Federal de Cubatão sempre aparecia entre as melhores notas do Enem, mesmo em comparação com escolas particulares. No ano passado, por exemplo, alcançou 617,21 pontos na média das provas objetivas, ficando em oitavo lugar entre as melhores notas da Região. A melhor nota de uma escola pública.

 

Conforme o Inep, a definição das escolas cujos resultados no Enem 2015 seriam calculados e divulgados pelo Instituto foi realizada de acordo com a portaria nº 501, de 27 de setembro de 2016. “Houve, contudo, um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola e por isso os Institutos Federais não foram incluídos. Sendo assim, a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos Institutos Federais no Enem 2015 e divulgar tão logo seja possível”, afirmou o Inep em um comunicado.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.