Municípios

Governo lança ações estaduais do Outubro Rosa

o Governo estadual lançou um conjunto de ações voltado para a campanha Outubro Rosa. O plano faz parte da programação mundial que alerta a população feminina sobre a necessidade de  fazer a prevenção contra o câncer de mama.

 

A iniciativa foi lançada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com a presença dos titulares de ambas as pastas, Fábio Vilas-Boas e Olívia Santana, respectivamente.

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, na Bahia, devam ocorrer 12.530 novos casos da doença em 2016. Deste total, 2.760 ocorrências estariam ligadas à patologia com origem na mama, entre as quais aproximados mil registros poderão ocorrer na capital.

 

Para prevenir a doença, o governo promoverá o rastreamento do câncer, por meio de mamografias em unidades móveis em Salvador e no interior. Durante todo o mês, o Cican fará 30 exames diários em mulheres de 50 a 69 anos, nos dias de semana.

 

De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, o objetivo da Sesab é superar a meta das 20 mil mamografias realizadas na campanha de 2015: "Foi  recorde mundial. Agora, queremos superar nosso próprio recorde". Segundo ele, a campanha deste ano está sendo  levada a dez cidades do interior, além de disponibilizar quatro unidades móveis na capital para mamografias.

 

 

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.