Política

Globo muda jornalista de área após sua filha ganhar cargo no governo Bolsonaro

Globo muda jornalista de área após sua filha  ganhar cargo no governo Bolsonaro

A cobertura jornalística do Jornal Nacional no Palácio do Planalto, em Brasília, terá nova cara. A responsável pela área, Delis Ortiz, foi retirada da área pela gerência de jornalismo da Globo e agora passará a cobrir as notícias do Congresso Nacional.

O motivo da troca envolve uma questão familiar. No último dia 12, uma filha da jornalista foi nomeada para um cargo na coordenação de relações públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República. A Globo ainda não decidiu qual jornalista será designado para fazer a cobertura do Planalto para o "Jornal Nacional".

Os princípios editoriais da Globo estabelecem que os jornalistas da empresa "devem evitar situac?o?es que possam provocar du?vidas sobre o seu compromisso com a isenc?a?o". E dá como exemplo: "Pode acontecer que atividades sociais ou econo?micas de parentes tenham impacto no trabalho cotidiano ou eventual dos jornalistas".

Segundo a Globo, a própria jornalista informou aos seus superiores sobre a nomeação da filha para o cargo no governo e pediu para deixar a cobertura do Planalto. "Delis cumpriu as normas e comunicou que foi informada pela própria filha do cargo para o qual ela foi convidada (sem nenhuma participação da Delis). Não foi preciso sequer que a chefia determinasse que Délis deixasse de cobrir o Planalto. Ela mesmo fez a sugestão, imediatamente aceita. E, assim, Delis passará a cobrir o Congresso", disse a emissora, em nota enviada ao blog.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.