Irecê

Feira de Orgânicos leva mais saúde para mesas dos consumidores em Irecê

Feira acontece toda quarta-feira, a partir das 17 horas, na Praça Clériston Andrade, em Irecê
Alimentos são vendidos por produtores certificados (Fotos: Divulgação)

Realizada pelo Núcleo Raízes do Sertão com apoio da Prefeitura de Irecê, toda quarta-feira, a partir das 17h, acontece na Praça Clériston Andrade a Feira de Orgânicos Certificados do Território de Irecê, beneficiando consumidores e agricultores familiares. “Tenho uma roça em Canarana onde planto, e não tinha para onde escoar meus produtos. Com essa oportunidade não perco mais minha produção, e ainda completo a minha renda”, comemora a produtora Eliana Rita de Souza.

Frequentadora assídua, a professora Eliene Vilela conta que a ida à ‘feirinha’ já faz parte da sua rotina. “Estou aqui toda quarta, pois além de ser um projeto maravilhoso, me permite comprar verduras e legumes de qualidade, sem agrotóxicos, de boa procedência”.

A Feira é considerada como o resultado final de um trabalho que já acontece no Território de Irecê há bastante tempo. “Somos vinculados à Rede de Agroecologia Povos da Mata, que tem sede em Ilhéus, e nosso território é representado pelo Núcleo Raízes do Sertão, contando com 130 produtores, sendo 53 deles certificados, englobando 14 municípios da região”, destaca a produtora e secretária do Núcleo, Paula Silva.

Segundo Paula, atualmente 28 produtores comercializam seus produtos no local, e a expectativa é de que esse número aumente já no próximo mês. “Para ter oportunidade de participar, o produtor precisa se integrar a um grupo, ter toda a sua documentação preenchida para a certificação, atestado que está dentro da conformidade orgânica, entre outros requisitos”, explica.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.