Irecê |

Estudante de Irecê representa a Bahia e o Brasil na Argentina com projeto sobre reutilização de água

Valterluci Amado Felix faz o 2° ano do curso técnico em Nutrição e Dietética no CETEP
Estudante participa do XX Encontro Internacional Virtual Educa (Foto: Divulgação)

Esta semana está sendo de novos aprendizados e troca de experiências para a estudante Valterluci Amado Felix, 29, que faz o 2° ano do curso técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP). Ela está representando a Bahia e o Brasil na Argentina, juntamente com sua professora e orientadora Érica Messias Paiva, no XX Encontro Internacional Virtual Educa, que acontece até esta sexta-feira (14), em Bueno Aires. Valterluci apresentou, nesta quarta-feira (12), durante o XI Fórum Educadores para a Era Digital, o projeto “Campanha educativa para impulsionar o reuso da água”, desenvolvido com a sua colega Iaciara Gama, 23, que não pôde viajar para participar do evento.

Segundo a estudante, o projeto foi motivado devido à escassez de água existente na região. “O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância do reuso das águas cinzas provenientes de pias, chuveiro e máquina de lavar das residências, uma vez que a água é um bem de todos e que pode acabar. Para isso, propomos que se faça filtros de baixo custo utilizando areia fina e grossa, carvão e brita para filtrar a água a ser reutilizada”, explicou a estudante.

Sobre a experiência de participar do evento, ela afirmou que: “esta é a primeira vez que saio do meu território e viajo de avião, ainda mais para outro país. Estou muito feliz com esta oportunidade de poder compartilhar o nosso trabalho e representar o CETEP e a minha cidade em dos mais importantes eventos internacionais da área de educação. Além disso, é uma forma de conhecer outra cultura e obter novos conhecimentos através do contato com estudantes e educadores de diferentes países”, acrescentou.

Para Érica Paiva, que foi responsável pela orientação, a participação no evento enriquecerá ainda mais a proposta do projeto. “Trata-se de um trabalho enriquecedor relacionado a todos os eixos pedagógicos e que desperta o interesse pela preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A experiência obtida neste evento será compartilhada com os demais estudantes do CETEP com o intuito de inspirá-los a criar outros projetos de iniciação científica”, afirmou a educadora, que também participou do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, ocorrido entre os dias 4 e 8 de junho, no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (antigo ICEIA), em Salvador.

Parceria - O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, esteve em Buenos Aires, representando a Bahia no Virtual Educa, onde passou toda a segunda-feira (10). Na oportunidade, Pinheiro firmou parcerias para que uma Escola Virtual Educa e um Restaurante-Escola sejam implantados no Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA). “Fechamos o acordo com FGX para ser instalado no ICEIA um Restaurante-Escola, bem como uma política para formação dirigida e curso de Empreendedorismo na área de alimentos com rigor nutricional e saudáveis”, afirmou Pinheiro.

Sobre o Virtual Educa – É um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação e que promove o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Em cada país que é sediado, a programação inclui palestras, fóruns e conferências com a participação de educadores, estudantes e profissionais da área da Educação de diferentes países.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.