Irecê

Empresas golpistas enganam população com falsas ofertas de emprego e falsos cursos

Empresas chegam na cidade e enganam população com ofertas de cursos e garantias de empregos; saiba como fugir dessa cilada.

Muitos ireceenses têm sido iscas fáceis de publicidades enganosas de empresas golpistas que desembaram na cidade com falsas promessas de emprego e falsos cursos “profissionalizantes”, prometendo sucesso financeiro e vida estabilizada.

 

Encantados com a proposta, muitos desempregados e até mesmo pessoas que já trabalham, acabam cainho na armadilha. As vítimas temem falar do assunto por temer represálias. 

 

São empresas mal-intencionadas vindas de vários lugares do país que chegam prometendo o “céu e o mundo” e tiram proveito de pessoas inocentes, que almejam uma vida melhor.

 

Para não cair nessa cilada, o cidadão precisa estar atendo a algumas dicas importantes

 

 

O que você precisa saber sobre cursos profissionalizantes e como evitar esses tipos golpes:

 

Pesquise bastante, veja na internet se a escola é bem-conceituada, se não tem reclamações muito pertinentes. Existem sites como o reclameaqui que podem te dar uma base da reputação da escola.

 

Aqui vão algumas dicas para lhe ajudar mais:

 

Dica #1: Verifique se é regulamentada pelo MEC – Ministério da Educação.

 

Dica #2: Verifique o histórico da empresa, o tempo de serviço prestado na sua cidade.

 

Dica #3: Procure se informar com alguém que já fez o curso ou conhece a escola, participe de fóruns, leia o que os outros dizem a respeito.

 

Dica #4: Entenda o conteúdo programático: muitas vezes, o que estão ofertando no curso você já aprendeu ou não vai te interessar como profissional.

 

Dica #5: Conheça o endereço: a localização da escola é muito importante, nem sempre está num local apropriado.

 

Dica #6: Conheça as instalações: veja se é adequada, se possui acomodação e material didático pertinente ao curso.

 

Dica #7: Preço: pesquise se o valor está de acordo com o mercado, se a relação custo benefício está dentro do orçamento da família.

 

Dica #8: Desconfie do que estão te ofertando. Faça as contas e faça sempre um comparativo em alguma empresa concorrente.

 

Dica #9: Cuidado com as iscas, muitas empresas golpistas oferecem empregos que nem existem ou usam uma oferta de emprego apenas para efetuar a venda de algum curso.

 

Dica #10: Prefira sempre empresas já conhecidas e que possuem boa reputação na cidade. 

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.