Irecê |, Espaço Empresarial

Empresária de Irecê se firma no mercado com picolés goumert

Katarina Fernandes investiu em paletas mexicanas e hoje distribui o seu produto para várias cidades da microrregião
Empresária de Irecê se firma no mercado com picolés goumert

“Percebi um nicho de mercado e corri atrás do meu sonho”. As palavras são da proprietária da empresa Olívia Palito, Katarina Fernandes. Profissional da área da saúde, ela resolveu seguir pelo caminho do empreendedorismo. “Depois de muito planejamento e busca pelo novo, decidi arriscar e abrir uma fábrica de paletas mexicanas em Irecê”, diz.

No início Katarina, trabalhava como fonoaudióloga em clínicas e hospitais, e conciliava o trabalho com as obrigações da empresa. “Fui comprar as máquinas e financiei em várias parcelas. Quando voltei, me lembro que tinha agenda em várias clinicas para atender”, explica. Mas a paixão pelo empreendedorismo falou mais alto, e, aos poucos, a empresária foi deixando o trabalho na área de saúde, para se dedicar integralmente à fábrica de picolés

“Com o tempo, fui percebendo que não conseguiria assumir essas duas responsabilidades. Comecei com três freezers de picolé, incluindo o que coloquei na padaria do meu pai, e hoje distribuo o meu produto com 41 freezers, em cidades como Irecê, Morro do Chapéu, Canarana, Gentio do Ouro, Iraquara e Xique-Xique”, conta. Ela lembra que começou com menos de mil paletas por semana e hoje já entrega cerca de seis mil. O “Sebrae foi meu parceiro desde o início, e está inclusive me ajudando a registrar a minha marca”, ressalta.”

Conhecimento

Antes mesmo de abrir a empresa, Katarina procurou o Sebrae. “Desde o início tive esse apoio que me ajudou em muitas escolhas. Durante esses dois anos de empresa o Sebrae sempre me orientou e foi parceiro”, aponta.

Além da consultoria do Sebraetec, Katarina já fez cursos sobre gestão financeira, atendimento, planejamento, estoque, e participou de missões e feiras nacionais e internacionais, com o apoio da instituição. “Faço vários cursos e sempre que tem feira eu participo. É um momento importante de aprendizado onde posso acompanhar o que tem de novo no mercado”, diz.

Expansão

Com dois anos de empresa, a Olívia Palito já se firmou no mercado, e a empresária já pensa em expandir o leque de produtos e adquirir um ponto próprio. “Tivemos muitos acertos durante esse período. O produto é bem aceito, pois utilizo as melhores matérias-primas, compramos um caminhão refrigerado para entrega e agora o próximo passo é abrir um ponto próprio e investir em uma linha fit. Estou planejando e organizando as coisas ainda, mas tenho certeza que poderei recorrer ao Sebrae nesse novo momento”, avalia.

Para a técnica do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, a capacitação e o aprendizado ajudam o empresário a tomar decisões mais assertivas. “Com planejamento e dedicação, o empresário consegue definir com mais sabedoria as ações da empresa. Cursos, capacitações, feiras e consultorias são muito importantes durante todas as fases da empresa. O Sebrae tem um leque de ferramentas fundamentais para quem quer abrir uma empresa, ou organizar a gestão do próprio negócio”, diz.

Fonte: Nara Zaneli | Sebrae Irecê / Fotos: João Jr

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.