Irecê |

Empresária de Irecê conta como repensou seu negócio através das mídias sociais

Após consultoria do Sebrae, Nair Siqueira vai contratar uma colaboradora especialmente para gerenciar seus perfis na internet
Empresária de Irecê conta como repensou seu negócio através das mídias sociais

“Eu me sinto evoluindo. Não tinha coragem de arriscar e hoje estou muito motivada, planejando viajar para comprar tecidos novos e conhecer as últimas tendências da moda de perto em cidades maiores, como São Paulo”. Com esse entusiasmo, a estilista Nair Siqueira explica como o apoio técnico do Sebrae e o acompanhamento da consultoria “Sebrae até Você” a encorajaram a tomar atitudes proativas em relação ao seu negócio.

O Ateliê Nair Siqueira está há 19 anos no mercado mas, mesmo sendo muito requisitada, a empresária estava pensando em se aposentar. “Pensei em dar um tempo. São mais de 35 anos costurando e com a empresa, quase vinte. Mas recebi uma visita do ‘Sebrae até Você’ e mudei completamente de ideia. Aumentei o mix de produtos, inserindo bolsas de festa, bijuterias finas e modeladores, mudei o layout interno da empresa e estou aprendendo a usar as mídias sociais para divulgar o meu negócio”, diz.

A consultoria despertou em Nair o interesse em explorar mais as ferramentas online para publicar as roupas de festa que ela confecciona, apresentando os novos produtos comercializados na loja.

“Durante a consultoria, realizei o Canvas e percebi que precisava ajustar alguns pontos na empresa, inclusive a parte do marketing. Fui convidada pelo Sebrae para participar da oficina de planejamento em mídias sociais e só então percebi a importância de marcar presença também na internet com uma frequência maior e mais profissionalizada. Agora, estou até contratando uma pessoa para acompanhar a minha produção e gerenciar as minhas páginas”, explica.

Para a empresária, além de conquistar novos clientes, a internet vai ajudá-la a receber o feedback da clientela. “Muitas vezes eu fazia a roupa e não divulgava, e com isso ficava sem ter a devolutiva da cliente. Agora, peço a autorização, posto o vestido e, em minutos, recebo várias mensagens falando sobre o modelo, inclusive da própria cliente que veste na festa e marca o ateliê no Instagram. Os elogios me motivam a buscar sempre o melhor para oferecer aos meus clientes”, comemora.

O próximo passo de Nair é modernizar a fachada da empresa, e investir em identidade visual, inclusive pensando em profissionalizar as fotos para as postagens da internet.

“Depois das consultorias, consegui enxergar com um olhar mais crítico a minha empresa. A fachada precisa ser mais chamativa, pois atrai a atenção dos clientes e de quem passa na rua, e vou também produzir um backdrop para tirar fotos das minhas clientes e já postar as fotos com a minha marca”, diz.

Parceria com o Sebrae

Nair também é atendida pelo programa Negócio a Negócio (NAN) e a presença do Sebrae é constante desde o início do ateliê. Para a empresária, a parceria com a instituição ajudou também nas áreas financeiras e de gestão.

“Sempre que contei com o Sebrae, tive um braço amigo. Já participei de cursos de gestão financeira, planejamento estratégico, consultorias especializadas e outros cursos que me ajudaram muito a entender o dia a dia do meu negócio. Agora, que o Sebrae também vem até a empresa, é muito mais cômodo. Adoro as visitas e fico contando os dias para recebê-los aqui”, conta.

A técnica do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, ressalta a importância de investir em inovação e acompanhar as tendências para se manter no mercado e conquistar novos clientes.

“Inovar nem sempre custa caro. É preciso mudar algumas posturas e usar a criatividade. O investimento em mídias sociais é uma grande oportunidade de ganhar espaço no mercado e divulgar, instantaneamente, os produtos e serviços de forma barata e eficiente. Com capacitação, planejamento e consultorias especializadas o empresário se sente mais seguro para tomar as decisões dentro do negócio”, explica.

Os empreendedores que desejam saber mais sobre os programas e capacitações oferecidos pelo Sebrae em Irecê devem comparecer à agência da instituição, localizada na Rua Reggio Emília, 62, Praça Mário Dourado, Centro, ou entrar em contato por meio do telefone (74) 3641-3991.

Fonte: Nara Zaneli / Sebrae Irecê

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.