Brasil e Mundo

Detran testa 'drogômetro'; aparelho usa suor para identificar consumo de drogas

Resultado sai na hora. Motoristas não podem ser multados, pois equipamentos não estão homologados pelo Contran.
Detran testa 'drogômetro'; aparelho usa suor para identificar consumo de drogas

Os agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começaram a testar o "drogômetro" nesta semana. O aparelho usa o suor dos dedos para identificar se o motorista consumiu até 15 drogas diferentes – entre elas, cocaína, crack, ecstasy e maconha.

O resultado é divulgado na hora, mas, como o "drogômetro" ainda não está homologado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoristas não podem ser multados.

Mesmo assim, para o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran, Francisco Saraiva, este aparelho será fundamental na melhoria da segurança no trânsito.

"A pessoa que está sob efeito de substância tóxica vai fazer o etilômetro e não acusar nada. Com essa opção, agora ele vai ficar parado ali, porque também está sem as condições de segurança para dirigir", afirmou Saraiva.

Um levantamento do Detran mostrou que 48% das pessoas que morreram em acidentes de trânsito no ano passado no DF tinham consumido bebida alcoólica ou drogas.

O estudo, que usou dados do Instituto Médico, revelou que mais de um terço das vítimas fatais tinham bebido. Outros 36%, usado drogas. E os 26% restantes tinham combinado os dois: álcool e drogas.

Fonte: G1

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.