Irecê

Desfile da Independência celebra a diversidade cultural do Brasil

Este ano, o tema central do evento cívico , promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi: Brasil - Nação de tantas culturas e um só povo.

O desfile em comemoração ao Aniversario de 192 anos da Independência do Brasil, na manhã deste domingo (7), em Irecê, foi prestigiado por de pessoas de todas as idades. Uma multidão lotou as laterais das ruas por onde o cortejo cívico passava, todos queriam ver de perto o desfile.  “É um empurra-empurra, meu filho, mas tudo aqui vale a pena para prestigiar esse desfile lindo”, disse a dona de casa Mariene Martins, 38 anos.

 

Este ano, o  tema central do evento cívico , promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi: Brasil - Nação de tantas culturas e um só povo.  Dentro dessa proposta, pelotões das escolas municipais desfilaram caracterizados de índios, baianos, afrodescendentes, capoeiristas, entre outros. A diversidade de ritmos predominantes no país também ganhou destaque, dentre eles, o samba, o axé, a música nordestina e o hip-hop, entre tantos outros.  

 

Além das escolas municipais, desfilaram ainda os pelotões do Tiro de Guerra, polícias Civil e Militar, Juizado de Menores, Maçonaria, além de convidados. A Filarmônica 23 de Agosto e o grupo dos Desbravadores também participaram.

 

O encerramento ocorreu na Praça da Prefeitura, por volta das 10h. Em cima de um mini-palco, o prefeito Luizinho Sobral, ao lado da primeira-dama, Michele Sobral; acompanharam e aplaudiram a passagem dos pelotões. Também no palco, o líder do prefeito na Câmara, Léo da Unibel (PSDB), o vereador Toinho do Judô (PRB), secretários, o comandante do 7º Batalhão da PM, Josehilton Martins dos Santos, o subtenente Reny Bandeira (Tiro de Guerra) e o tenente coronel Valter Araújo (CAESA).

 

A secretaria disponibilizou dois toldos com cadeiras, instalados ao lado do palco, reservados exclusivamente para idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo. “Achei a idéia fantástica, pois nós, da terceira idade, gostamos muito de acompanhar esse evento e, às vezes não era possível por conta do sol e por não haver condições para ficar sentado em à multidão”, comentou uma idosa.

 

O prefeito Luizinho Sobral considerou o evento uma uma grande demonstração de civilidade e amor pelo País. "Quero parabenizar a todos os envolvidos com o desfile, especialmente, o secretário de Educação, Otacílio Marques Dourado; os professores, alunos, diretores, coordenadores e funcionários da Secretaria de Educação. Entretanto, o principal personagem deste evento foi o povo de Irecê, que deu uma lição de respeito e amor pela nossa história", disse o prefeito. (Irecê Repórter)

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.