Deputado Jacó apresenta Moção de Aplausos a lideranças da agricultura familiar na região de Irecê

Deputado Jacó apresenta Moção de Aplausos a lideranças da agricultura familiar na região de Irecê
Foto: Divulgação/Ascom/Dep.Jacó

Celebrado no último domingo, 25 de julho, o Dia da Agricultura Familiar deu ensejo a quatro Moções de Aplausos apresentadas pelo deputado estadual Jacó (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia. Nelas, o parlamentar reconhece a história e o trabalho de líderes comunitários de Ibipeba e Ipupiara, municípios no território de Irecê.

Receberam Moção de Aplausos a agricultora Edina Pereira Martins, mais conhecida como NEM; Manoel de Sousa Martins, o Mocobeu, ex-vereador de Ibipeba; Edigar Guedes de Brito, o Digar; e Gilberto Ribeiro Sodré, este representante de Ipupiara.

"NEM é uma mulher de família que se destaca através de sua simplicidade e persistência na defesa do povo", diz Jacó a respeito de Edina Martins, atual presidenta da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Quilombolas da Comunidade de Mocobeu, mãe de 4 filhos, que sempre lutou pelas causas sociais, colocando o acesso à água como prioridade.

Trajetória igualmente parecida, Manoel Mocobeu pautou sua vida também no associativismo, sempre teve a lavoura como fonte de sustento familiar, hoje é agente comunitário de saúde. Petista de longas datas, no Legislativo de Ibipeba, encampou lutas na busca de saúde, educação e esporte e no acesso à água através das cisternas.

Outro nome que se tornou referência para os agricultores familiares, segundo Jacó, é o popular Digar, do povoado de Olhos D’Água do Badu. Presidente durante sete mandatos da associação homônima de Ibipeba, contribuiu para ajudar o povo do município e desenvolveu projetos, fazendo sempre "uma defesa contundente das comunidades quilombolas".

Filho de pais lavradores, o agricultor e microempreendedor de bombas manuais Gilberto Sodré também foi merecedor de Moção de Aplausos por sua atuação em movimentos sociais e comunitários, pastorais católicas, defesa do acesso a água e atuação política: ele foi vereador do PT de 2016 a 2020.

"A estratégia do nosso mandato é valorizar, empoderar e dar visibilidade às lideranças dos movimentos dos grupos organizados do nosso estado, lideranças que dedicam a sua vida a defender os interesses daqueles e daquelas que mais precisam", justifica Jacó.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.