Brasil e Mundo

Começa nesta segunda-feira prazo para inscrições no Enem 2018

Inscrições para exame do Enem serão abertas nesta segunda-feira (7) em todo o Brasil.

As inscrições para quem for realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2018 estarão abertas a partir das 10 horas desta segunda-feira, 7 de maio. O prazo final está marcado para o dia 18 do mesmo mês.

A taxa de inscrição (para quem não conseguiu a isenção) custa R$ 82, mesmo valor de 2017, e poderá ser paga até o dia 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e Correios.

Este será o 20º ano do Exame, que dá ao candidato o direito de usar os resultados em processos seletivos para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Os estudantes precisam apresentar os números do documento de identidade (RG) e do CPF, além de gerar uma senha no ato da inscrição.

Tanto o número da inscrição quanto o da senha serão solicitados durante todo o acompanhamento do processo na Página do Participante, além de serem obrigatórios para consulta do Cartão de Confirmação da Inscrição e para obtenção dos dados individuais dos candidatos.

Para validar a inscrição, os candidatos precisarão informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone (fixo ou celular), que servirão para receber informações sobre o exame. É nesse momento também que o candidato precisa informar o município no qual quer realizar as provas e a língua estrangeira de preferência (inglês ou espanhol).

Datas

O exame do Enem é realizado em dois dias diferentes. Em 2018, as provas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro (dois domingos).

No primeiro, os candidatos responderão questões de linguagens e ciências humanas, além de terem de realizar uma redação. O prazo para esta prova será de 5 horas e meia de duração.

No segundo domingo, dia 11 de novembro, a prova terá um prazo máximo de 5 horas de duração, e as questões serão sobre matemática e ciências da natureza.

Atendimentos especiais ou específicos

Candidatos que se encaixem em perfis especiais ou específicos, tais como deficiências físicas ou visuais, dislexia ou autismo devem informar tais condições no ato da inscrição.

Gestantes, lactantes, estudantes em classe hospitalar e idosos também podem solicitar o atendimento específico.

Os candidatos travestis ou transexuais que desejarem podem e devem pedir o atendimento pelo nome social.

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.