Municípios

Barragem se rompe em Barra do Mendes

Outras represas com problemas de estrutura também ameaçam se romper
Barragem se partiu ao meio formando uma imensa cratera (Foto: BM News)

Pascoal Ferreira

 

Parte de uma barragem se rompeu nesta segunda-feira (1), no município de Barra do Mendes, no centro norte da Bahia, preocupando a população. Com cerca de 5 metros de altura, o reservatório particular, chamado de Poço Grande, já apresentava rachaduras e infiltrações em sua estrutura, que não suportou o grande volume de água acumulada nas últimas chuvas e se partiu ao meio. Com a forte correteza, há riscos de rompimentos de outras represas na região. Moradores também temem que o açude localizado no centro cidade se rompa e provoque grandes prejuízos.

 

Para o pesquisador em projetos ambientais, Maykon Mendes, que esteve no local da barragem, o rompimento das representas particulares nessa região é uma urgência. “Este é mais um motivo pelo qual essas cerca de 28 barragens na regiao devem ser rompidas, para que as águas sigam seu urso natural; as represas só prejudicam a bacia hidrográfica e o bioma em geral, gerando grandes impactos negativos”, disse Maycon, em entrevista ao Irecê Repórter. 

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.