Política

Audiência pública discute regularização dos mototaxistas de Irecê

A audiência foi uma proposição da vereadora Consuêlo Dourado

A regulamentação da atividade de mototaxistas em Irecê, com alvará individual, foi tema de uma audiência pública ocorrida nesta terça-feira (13), na Câmara Municipal. Proposta pela vereadora Consuêlo Dourado, autora do projeto de lei 03/2017, a audiência reuniu mototaxistas, vereadores, Polícia Militar, presidente do Sindicato dos Mototaxistas e representantes da prefeitura.

De acordo com Consuêlo, a idéia é moralizar a categoria. “Trabalhei como mototaxista e sei das dificuldades que enfrentam. Precisamos moralizar a classe, com direitos e deveres. É uma questão de respeito”, defendeu a parlamentar. O coronel da PM, José Guimarães, também defendeu o projeto. “É um anseio nosso desde muito tempo. Quando você se organiza, fica mais fácil confiar, assegurar direitos e afastar aqueles infiltrados com interesses negativos”, disse ele.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Irecê (Sindimoto), ressaltou que a luta pela organização da categoria tem mais de 20 anos. “Há quase duas décadas, a gente vem tentando colocar as coisas no lugar. Entra ano, sai ano; entra governo sai governo, e nada muda. O nosso desejo é que haja uma organização, valorizando e respeitando nossos mototaxistas”, relatou.

O coordenador da Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Ronaldo Miron, aproveitou para esclarecer que já existe um projeto de lei do Executivo – já na Câmara para apreciação – cujas normas já constam o direito ao alvará individual. “Mesmo assim, estamos abertos para diálogos importantes como esse, para discutir emendas ao projeto, que também proprõe a qualidade e segurança do serviço, tanto mototaxistas e usurários do serviço”.

Ao final da audiência, os mototaxistas presentes puderam tirar suas dúvidas e sugerir idéias para o projeto. “Foi um momento democrático e importante para discutir o projeto de minha autoria e o da prefeitura, ambos para o bem da categoria. Agradeço a todos pela presença e vamos seguir lutanto juntos”, encerrou Consuêlo Dourado. 

Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.