Saúde

Água morna com limão faz bem à saúde?

Descubra já se é mito ou verdade que tomar água morna com limão faz bem à saúde

Sim, a mistura de água morna com limão melhora o funcionamento da enzimas do fígado, responsáveis pela a desintoxicação do organismo, explica Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP).



 



“Além da eliminação de toxinas, a mistura de água morna com limão ajuda a acelerar o metabolismo e transforma os nutrientes ingeridos (que se tornariam gordura), em energia a ser queimada. Sem falar que contribui de forma equilibrada ao controlar o apetite, com a recuperação da capacidade de enviar a mensagem desaciedade ao cérebro”, complementa.



 



Digestão

O suco de limão conta com uma composição atômica - similar ao ácido clorídrico dos sucos digestivos e à saliva, que auxilia na eliminação das toxinas do corpo e, além de possuir vitaminas e minerais contribui para o alívio dos sintomas da indigestão, como por exemplo, a sensação de ardência no estômago e distensão abdominal.



 



Diurético

A ingestão de água morna com limão promove a eliminação de materiais indesejados, estimula a frequência de vezes na hora de urinar e, portanto, ajuda a manter o trato urinário saudável. A desintoxicação ocorre devido à maximização da função da enzima que estimula as funções do fígado.



 



Sistema imunológico

A vitamina C contida no limão é uma forte aliada para fortalecer a imunidade e atua no combate de resfriados, assim como conta com efeitos anti-inflamatórios, possui o potássio, que controla a pressão arterial e melhora o funcionamento do cérebro, além das saponinas, propriedades antimicrobianas que ajudam a diminuir a quantidade de catarro produzido pelo organismo.



 



Equilíbrio dos níveis de pH

Os ácidos ascórbico e cítrico do limão são metabolizados no corpo e ajudam a alcalinizar o sangue. “A regularidade da ingestão de água com limão age na eliminação da acidez do corpo, bem como do ácido úrico nas articulações, considerado um dos responsáveis pelas causas de dor e inflamação”, comenta.



 



Emagrecimento

Um dos queridinhos dos que desejam emagrecer, o limão é rico em fibra pectina, é desintoxicante e anti-inflamatório, fatores esses que ajudam a inibir a vontade exagerada de comer e apresentam propriedades antioxidantes.



 



*Por Kelly Miyazzato | Foto Shutetrstock | Agradecimentos à Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição.


Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.