Brasil e Mundo

21 de abril: Dia de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, um mártir da Inconfidência Mineira.

Hoje, 21 de abril, é comemorado o feriado de Tiradentes, dia que homenageia o herói brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, um mártir da Inconfidência Mineira.



 



A Inconfidência Mineira foi um plano de revolta que pretendia colocar fim no governo português no Brasil. Esse plano foi motivado pela criação de uma série de impostos que visava garantir os lucros da atividade mineira de Minas Gerais para Portugal. Insatisfeitos, alguns mineradores, intelectuais e proprietários de terras se reuniram para lutar por um governo mais justo e democrático.



 



Apesar de todo o planejamento, a revolta acabou não acontecendo. Todo o esquema foi denunciado por um envolvido que preferiu entrar seus parceiros em troca do perdão de dívidas. Dessa forma, as autoridades de Portugal investigaram os participantes e decretaram suas penas. Entre os condenados, somente Joaquim, conhecido como Tiradentes por ser dentista, foi condenado à morte. E assim, o Brasil ganhou um novo herói.



 



Apesar de ter morrido em 21 de abril de 1792, somente em nove de dezembro de 1965, durante a primeira fase do regime militar no país, o dia foi oficializado como feriado nacional. Mas o reconhecimento de bravura só se deu em 1980.


Comentários

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Irecê Repórter, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.